google-site-verification: google434d3c9a17942fe6.html
 
Buscar

5 sinais de que seu corpo e mente precisam de férias (com urgência)

Fique atento aos alertas físicos e psicológicos que recebe e saiba quando desacelerar



Se identifica com a imagem acima?


Provavelmente você não anda bem, precisa relaxar, necessita de férias. Há quanto tempo você não faz uma pausa? Você sente que precisa de descanso? Tirar férias é algo que precisamos (mais do que pensamos).


Vivemos tempos desgastantes em que nossa mente foi bombardeada de todos os lados e o resultado: esgotamento emocional para muitos de nós. Como sabemos que precisamos de férias? Quando o corpo começa a dar sinais.


De acordo com estudo do Instituto FSB Pesquisa, para 53% dos brasileiros, a saúde emocional piorou com a pandemia: mais de 50% relataram sentir ansiedade, 42%, alteração de humor e 41% apresentaram insônia.


É preciso estar alerta aos indicativos vitais que o corpo e a mente nos revelam. Não ignore nenhum sinal, desacelerar não é fraqueza. Procure o ritmo certo para cada atividade diária.


Se alguns desses sinais lhe parece familiar, então você realmente deveria fazer uma pausa:


1. Insônia


Acorda facilmente, se revira na cama e desperta antes que o relógio toque - ou tem dificuldade para manter uma boa noite de sono. Inicia o dia com aquele cansaço, como se não tivesse adormecido.


2. Toda sua vida gira em torno do trabalho


Você trabalha de segunda a sexta e sente que os dois dias que seriam de descanso passam num piscar de olhos. O domingo mal acabou e você já começa a pensar no trabalho.


As preocupações profissionais atravessam a vida pessoal e a dificuldade de muitos é saber exatamente qual o limite.


3. Estresse


Em quais dias da semana você está de bom humor e sem estresse? Esses momentos são raros? Vive constantemente impaciente com tudo e com todos que estão a sua volta?


Esse é um grande indicativo de que talvez tenha chegado a hora de você sair de férias.

4. Ausência de criatividade ou foco


Você tem dificuldade em ter concentração e boas ideias?


Está mais do que provado que as pessoas não conseguem manter a atenção constante por muito tempo. Se isso acontece com você em um dia, uma semana ou um mês, imagine em um ano sem férias.


Uma pequena pausa é importante para ajudá-lo a retomar as atividades com maior produtividade.


5. Falta de interesse em atividades que eram prazerosas


Se até pouco tempo você gostava de ir à academia, estudar um novo idioma, ir a uma aula de dança ou aprender qualquer outra atividade e agora está procurando uma desculpa para faltar ou deixar para o dia seguinte, pode ser que você esteja muito cansado e sua mente precisa descansar.



Não estou dizendo para fazer aquela viagem de meses para o sul da Ásia ou aquele roteiro para a Europa. Pegue o carro e passe uns dias no campo em contato com a natureza e sinta os benefícios transformadores dessa ação.


Além de ter um período exclusivo para relaxar e deixar a mente no lugar, as férias irão proporcionar mais calma e menos estresse para sua vida, e isso vai impactar de maneira significativa para um bom relacionamento com as pessoas que convive diariamente.


Não espere mais, tire um tempo só para você. Saia de férias, vá para um local singular à procura da reconexão e autocuidado.



Você está a um clique de transformar a sua vida

68 visualizações0 comentário