google-site-verification: google434d3c9a17942fe6.html
 
Buscar

O que fazer em Cunha SP

Atualizado: 11 de jul.

Descobrir onde ir, o que fazer, onde comer e onde ficar em Cunha é mais fácil do que você imagina. Se liga nas dicas!



Cunha está localizada no alto do Vale do Paraíba, leste do estado de São Paulo, conhecida por seus ares de cidade interiorana, oferece uma ótima estrutura turística e encanta a todos com suas pousadas no alto da serra e trilhas por cachoeiras e parques preservados.


É considerado como um dos mais importantes polos de arte cerâmicas da América Latina, com mais de 20 ateliês que oferecem exposição permanente de seus trabalhos e representam uma opção imperdível de passeio e compra.


Na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo – a apenas 230 km da capital paulista e a 46 km de Paraty (RJ).

Saindo de São Paulo, você tem duas alternativas para chegar: via Governador Carvalho Pinto, trajeto com pedágio, que leva um pouco mais de três horas. O segundo itinerário é pela BR-116, trechos com pedágio, cerca de 3h20 de viagem.

Agora que você já sabe como chegar até aqui, saiba o que fazer em Cunha.

 

ONDE IR



Cunha é um destino para quem gosta do contato com a natureza. O isolamento é garantido pelas hospedagens que ficam no alto da serra, nas montanhas. A cidade é pequena e sem muitos atrativos turísticos.


Lá você pode aproveitar as cachoeiras e conhecer alguns locais bastante frequentado por turistas.


Lavandário



O famoso Lavandário possui flores de lavanda o ano todo – são 40 mil pés plantados e cerca de 10 mil em plena floração.


As lavandas também mudam de cor conforme a luz do dia. Ficam mais ou menos roxas, em sol pleno, de manhã ou no final do dia.


No local também existe uma conveniência com produtos desenvolvidos com os óleos essenciais destilados no Lavandário e com suas plantas. No café, servem produtos com ervas aromáticas, café, chocolate, chás, sorvetes, água e cupcakes.


O ingresso por pessoa é de R$ 20,00. Maiores de 60 anos pagam R$ 10,00. Crianças até 12 anos, pessoas com ingresso para as Vivências e guias de turismo não pagam. Os ingressos devem ser obtidos na portaria. São aceitos cartões de crédito e débito.


Rodovia SP-171, Km 54,7, S/n - Boa Vista, Cunha/SP.


Aberto para visitação de sexta a domingo e feriados. Abre às 10h e fecha às 16h30.


Mercado Municipal de Cunha



O Mercado Municipal é pequeno e aconchegante, com poucas lojinhas e uma bela variedade de produtos locais e da região com qualidade.


Localizado no Centro, de fácil acesso, é um lugar tranquilo e bem interiorano para comprinhas orgânicas, como queijos, doces, cachaça, secos e molhados.


R. Dom Lino, 118 - Cunha/SP.


Segunda à Sábado das 7h30 às 17h30 e Domingo das 7h às 12h.


Cachoeira do Pimenta



São várias quedas d'água que formam a Cachoeira do Pimenta, a mais visitada pelos turistas. É uma boa opção para um banho, sempre com muito cuidado. O acesso é fácil, por estrada de terra, e a paisagem pelo caminho vale uma parada para apreciar e tirar muitas fotos. A cachoeira é avistada da estrada, podendo deixar seu carro e descer pela trilha ou então, descer de carro até a base da cachoeira onde há uma usina hidrelétrica desativada.


Acesso: Estrada do Monjolo – 4 km de asfalto + 10 km de terra (cascalho e calçamento nos trechos íngremes)


Cachoeira do Desterro



São duas quedas d’água que chegam a 12m de altura e formam uma piscina natural para banho, mergulho e relaxar.


Fica dentro de uma propriedade particular e a visitação é permitida e gratuita, mas não há nenhuma infraestrutura turística no local.


No km 11 da estrada, o visitante deve observar a placa que indica a subida à esquerda com calçamento. Dentro da porteira, o estacionamento fica próximo aos bambuzais. A pé, percorre-se aproximadamente 300m até a cachoeira.


Acesso: Estrada do Monjolo – 4 km de asfalto + 8 km de terra (cascalho e calçamento nos trechos íngremes).


AEON Cerâmica e Arte



Cunha é considerado um dos mais importantes polos de arte cerâmica da América Latina, com mais de 20 ateliês que oferecem exposição permanente de seus trabalhos.


Uma opção de visitação é o AEON Cerâmica e Arte, com cerâmicas feitas à mão, peças decorativas e utilitárias com design exclusivo.


Rua Prof. Agenor Augusto de Araujo, 200 - Vila Rica, Cunha/SP


Segunda a Sábado das 9h às 17h e aos Domingos das 9h às 16h.


Cachaçaria EmiliAnne



Localizada no centro de Cunha, a Cachaçaria EmiliAnne oferece cachaças e licores de qualidade.


Rua João Manoel Rodrigues. n° 27, Centro, Cunha/SP - Contato: (12) 99100-7021


Aberto de Domingo à Sábado


 

ONDE COMER



Cunha possui opções de restaurantes para você apreciar a culinária regional: café da manhã, almoço e jantar. Fique atento aos horários de funcionamento de cada estabelecimento.


Não há opções de delivery para a sua acomodação. Aproveite a viagem e desvende o melhor que a cidade tem a oferecer.



Cafeteria Café Cunhense



Um bom dia começa com um bom café. Aprecie as delícias oferecidas no local!


Rodovia Paulo Virgínio Paraitinga, Cunha/SP | Contato (12) 99750-8980


Aberto de Domingo à Sábado das 7h às 18h.


 

Café & Arte Empório



O local